
Faxinal do Soturno chega aos seus 66 anos de emancipação político-administrativa com muitos motivos para comemorar. Localizado na Quarta Colônia de Imigração Italiana, que agora também é Geoparque Mundial da UNESCO, viu o turismo se intensificar ainda mais nos últimos anos.
E motivos para visitar o município não faltam. Quem procura por bem-estar, boa gastronomia, museus, turismo religioso, deve ter Faxinal do Soturno no roteiro. Até fósseis de dinossauros é possível encontrar por lá. Tudo isso em meio a calmaria que somente o interior é capaz de oferecer.
Tendo a agricultura como base da economia, o município também oferece muitas opções de serviços e comércio, que são referência para a região. Além disso, o número de formalizações, em busca do próprio negócio tem sido crescente entre os faxinalenses. Para auxiliar nesse processo, o município conta com uma Sala do Empreendedor, que está em atividade desde 2023, e foi destaque em números de atendimentos na Região Central, de acordo com levantamento realizado pelo SEBRAE no último mês.
Impulsionado pelo crescimento do Turismo, o município tem investido em ações para incentivar a atividade, que está fortemente ligada à gastronomia local. Faxinal do Soturno conta com 11 agroindústrias, que transformam as receitas repassadas por gerações em produtos que são apreciados em todo o Rio Grande do Sul, sendo expostos nas grandes feiras do estado. Com o aumento da presença de turistas na região, o que é tradicional também precisa ser reinventado. Prova disso é o investimento dos empreendedores em oferecer novas opções a esses visitantes, como hospedagens, cafés coloniais e espaços nas próprias agroindústrias para recepcioná-los, aproveitando os belos cenários das comunidades do interior.
Dentro do Turismo Religioso, destaque para os capitéis, que fazem parte da história dos primeiros moradores da região, repletos de significados em um tempo de muitos desafios. Após a pandemia da Covid-19, as comunidades foram surpreendidas com o aumento na procura por suas festas tradicionais em honra aos padroeiros. O que antes era uma celebração da comunidade, ou um momento de reencontro, tornou-se um evento regional, com pessoas de diversas cidades que vão em busca da comida farta e preparada com muito carinho pelos moradores. O município também abriga a Ermida São Pio de Pietrelcina, no alto do Cerro Comprido, local de fé e belas paisagens, que atrai muitos visitantes, tanto na tradicional festa em honra a São Pio, quanto nos finais de tarde para apreciar o belíssimo pôr do sol.

Em 2024, o município, assim como toda a região da Quarta Colônia, foi fortemente afetado pelas chuvas no final do mês de abril e início de maio. Na área urbana, mais de 70 famílias precisaram sair de suas residências, que sofreram danos ou estavam em locais de risco. No interior, prejuízo incalculável para os produtores rurais, que viram suas áreas tomadas pelas águas de rios e arroios, que trouxeram também muitos sedimentos, transformando completamente a paisagem. Apesar de tudo isso, os agricultores mostraram sua força e hoje já vemos o verde das lavouras de arroz se sobressair, trazendo novamente o cenário de esperança.
O poder público atua no apoio a esses produtores, com horas-máquina e trabalhos de melhorias nos acessos. A ajuda de entidades e voluntários também foi fundamental para a superação desse episódio tão marcante para a história do município.
Hoje, Faxinal do Soturno está em plena reestruturação. Além das obras de restabelecimento, foram retomados importantes trabalhos, como o calçamento na estrada do Cerro Comprido, fundamental para o Turismo; reforma da Praça Vicente Pallotti; construção de uma nova Capela Mortuária; manutenção das estradas do interior e pavimentação em diversos pontos da cidade, buscando oferecer cada vez mais infraestrutura de qualidade aos faxinalenses.
Para comemorar os 66 anos do município, no dia 12 de fevereiro, estão previstas diversas atividades, na Praça Vicente Pallotti, a partir das 17 horas. Na programação, apresentações artísticas e culturais, show com a dupla Elton & Vinny, Feira da Agroindústria e do Artesanato, mateada e atrações para as crianças.